O Posto de Colheita está inserido numa galeria exterior pedonal ( piso 0 ), num conjunto de edifícios mistos, comércio e serviços no Piso 0 e habitação nos restantes pisos. Situado na Rua Baluarte do Socorro no 1 loja B, Setúbal.
Identificadas as mais e menos valias que o edifício ( loja ) no seu estado actual oferece, passou-se à definição de uma estratégia de intervenção, passando pela optimização da área útil a melhor servir as necessidades dos utentes e respondendo às condicionantes programáticas imposta pela especificidade do projecto como pelo cliente.
O posto de colheita desenvolve-se a partir da recepção junto à entrada, seguidamente desenvolve-se a sala de espera geral que funciona como um grande corredor de acesso, as instalações sanitárias e vestiário encontram-se à esquerda, acesso frontal aos três gabinetes de colheita, seguidamente da sala de centrifugação. Num patamar mais elevado encontra-se a sala de espera para grávidas ou de utentes com exames de espera prolongada.
Programa
- recepção
- sala de espera geral
- sala de espera para grávidas
- 3 gabinetes de recolha de material biológico
- 1 sala de centrifugação
- instalações sanitárias utentes
- vestiários e sanitários para funcionários
Materiais
recorremos à utilização de materiais com características antibacterianas nos pontos de maior contacto nomeadamente nos puxadores e nos livres ocupados das IS`s, optando por utilizar uma liga de cobre, sendo que o cobre tem propriedades superiores às ligas de inox. Nas bancadas e respectivas cubas utilizou-se “corian” material compósito de minerais naturais e polímeros acrílicos que lhe confere características superiores de assepsia. Os pavimentos e lambris são em Linóleo antibacteriano.